Faltam 15 dias para o fim da vacinação dos idosos contra gripe e o Paraná já imunizou 74,16% da população acima de 60 anos. A meta é que 80% dos paranaenses nesta faixa etária estejam vacinados até o dia 29 de maio, o equivalente a 1.143.819 pessoas. Desde a criação da campanha, em 1999, o Estado sempre manteve a cobertura vacinal acima dos 75%. Para o secretário da Saúde, Gilberto Martin, o resultado deste ano superará este histórico.
“Faltam menos de 6% para alcançarmos nosso objetivo. Já foram imunizadas 848.218 pessoas e tenho convicção que ao final de duas semanas este número será maior”, destacou ele.
Martin reforçou o convite aos idosos que ainda não receberam a vacina. “Quem ainda não tomou a dose deve procurar, o quanto antes, a unidade de saúde mais próxima de sua casa. Mesmo quem já foi imunizado no ano passado deve tomar a vacina novamente, é gratuita e eficaz”, orientou.
Estudos indicam que a eficácia da vacina em pessoas saudáveis chega a 90% e garante redução de 50% em doenças relacionadas à gripe e 32% em internações por epidemia.
A Secretaria Estadual de Saúde lembra que, embora não proteja contra a gripe A (H1N1), a vacina reduz a incidência da gripe sazonal, comum nos meses frios. Por isso, a vacinação facilita a vigilância de casos suspeitos da Influenza A.
BRASIL
O Ministério da Saúde também prorrogou a vacinação em todo país até o dia 29. No Brasil, foram imunizadas 13.962.294 pessoas, cerca de 71,87% da população idosa.