A primeira fase da campanha de vacinação contra a poliomielite no Paraná, encerrada na sexta-feira (27), superou a meta de 95%, ainda na tarde de quinta-feira (26), de acordo com balanço divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde.
Segundo o secretário da Saúde, Gilberto Martin, todo o trabalho foi feito com o objetivo de atingir 100% de cobertura vacinal, mas o índice obtido satisfaz, por superar a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde.
?Principalmente porque, dessa forma, evitaremos que a paralisia infantil seja novamente registrada em nosso território?, destaca o secretário.
O Ministério da Saúde enviou ao Paraná 1,6 milhão de doses de Sabin, distribuídas em cerca de 2 mil salas de vacinação, incluindo pontos itinerantes. Crianças com até 5 anos de idade receberam as duas gotinhas da dose, que deverá ser reforçada na segunda fase da campanha.
A campanha foi aberta no dia 14 de junho e prorrogada para até a última sexta-feira (27) em função do mau tempo ? chuva e frio – que inibiu as pessoas de saírem de casa para irem até os postos.
?Não pode bobear, tem que vacinar? , disse Maritn, acrescentando que o principal objetivo é evitar a reintrodução da paralisia infantil, doença que no Estado está erradicada há 22 anos.