Paraná sedia encontro de secretários da segurança

O Paraná sedia na quinta (6) e sexta-feira (7), a 41.ª reunião do Colégio Nacional dos Secretários de Segurança Pública (Consesp), em Foz do Iguaçu, oeste do Estado. O colégio assessora os secretários estaduais da Segurança Pública, acompanhando e avaliando a política das ações desse setor em todas as esferas governamentais, em encontros periódicos.

Além do secretário paranaense, Reinaldo de Almeida Cesar, e titulares da pasta de outros estados, participam da reunião com o governador Beto Richa; da secretária nacional da Segurança Pública, Regina Miki; da secretária nacional de Política sobre Drogas, Paulina do Carmo Arruda Vieira Duarte; do presidente do Consesp, Wantuir Jacine.

“Segurança pública não se faz isoladamente. Temos que trabalhar juntos para combater o crime, e compartilhar experiências para otimizar a proteção ao cidadão de bem”, comentou o secretário Reinaldo de Almeida Cesar.

Este será o terceiro encontro do ano, os dois primeiros ocorreram no Rio de Janeiro. Secretários de segurança foram reunidos em câmaras temáticas e discutem, desde de março, assuntos como legislação, fronteiras e divisas, tecnologia de informação, financiamento e integração. Em Foz do Iguaçu, as discussões deverão ser concluídas para serem compiladas no relatório final que deverá ser entregue na última reunião do ano, em Manaus.

Câmaras

Segundo o secretário executivo do Consesp, o major Marco Vinícius Aguirre, as câmaras temáticas são realizadas para tentar transpor as principais barreiras para o avanço do combate ao crime. “Temos itens na legislação que impedem de alguns programas de segurança pública avançarem. A secretária Regina Miki está nos auxiliando em todos os encontros para que não percamos tempo e façamos aquilo que está ao alcance da lei”, explica.

O trabalho final das câmaras temáticas será entregue à presidente Dilma Rousseff, que, de acordo com Aguirre, já afirmou que dará total apoio às decisões dos secretários da Segurança Pública. Entre os pontos mais discutidos está a atenção especial às fronteiras.

A Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras (Enafron) é um projeto do governo federal que vai ajudar nesse trabalho. Aguirre conta que estudos do Enafron sobre a segurança em municípios de regiões metropolitanas apontaram que a maioria dos crimes está relacionada a cidades de fronteira, por onde entram drogas e armas.

“Estamos fazendo um trabalho que vai contemplar todas as regiões do país, porque a atuação, para ser eficaz, precisa ser contínua”, acrescenta. “A secretária Paulina também tem contribuído de forma expressiva e poderá ajudar, principalmente nas questões relacionadas ao tráfico de drogas e nos encaminhamentos das solicitações junto ao governo federal.”

Programação

O evento ocorrerá no Hotel Bourbon, Rodovia das Cataratas, quilômetro 2,5. A abertura será na quinta-feira (6), às 20 horas. O presidente do Consesp; o secretário Reinaldo de al, a secretária Nacional de Segurança Pública e da Nacional Antidrogas abrirão as atividades do segundo dia, quando também serão realizadas as câmaras temáticas.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna