O Paraná sedia na quinta (6) e sexta-feira (7), a 41.ª reunião do Colégio Nacional dos Secretários de Segurança Pública (Consesp), em Foz do Iguaçu, oeste do Estado. O colégio assessora os secretários estaduais da Segurança Pública, acompanhando e avaliando a política das ações desse setor em todas as esferas governamentais, em encontros periódicos.
Além do secretário paranaense, Reinaldo de Almeida Cesar, e titulares da pasta de outros estados, participam da reunião com o governador Beto Richa; da secretária nacional da Segurança Pública, Regina Miki; da secretária nacional de Política sobre Drogas, Paulina do Carmo Arruda Vieira Duarte; do presidente do Consesp, Wantuir Jacine.
“Segurança pública não se faz isoladamente. Temos que trabalhar juntos para combater o crime, e compartilhar experiências para otimizar a proteção ao cidadão de bem”, comentou o secretário Reinaldo de Almeida Cesar.
Este será o terceiro encontro do ano, os dois primeiros ocorreram no Rio de Janeiro. Secretários de segurança foram reunidos em câmaras temáticas e discutem, desde de março, assuntos como legislação, fronteiras e divisas, tecnologia de informação, financiamento e integração. Em Foz do Iguaçu, as discussões deverão ser concluídas para serem compiladas no relatório final que deverá ser entregue na última reunião do ano, em Manaus.
Câmaras
Segundo o secretário executivo do Consesp, o major Marco Vinícius Aguirre, as câmaras temáticas são realizadas para tentar transpor as principais barreiras para o avanço do combate ao crime. “Temos itens na legislação que impedem de alguns programas de segurança pública avançarem. A secretária Regina Miki está nos auxiliando em todos os encontros para que não percamos tempo e façamos aquilo que está ao alcance da lei”, explica.
O trabalho final das câmaras temáticas será entregue à presidente Dilma Rousseff, que, de acordo com Aguirre, já afirmou que dará total apoio às decisões dos secretários da Segurança Pública. Entre os pontos mais discutidos está a atenção especial às fronteiras.
A Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras (Enafron) é um projeto do governo federal que vai ajudar nesse trabalho. Aguirre conta que estudos do Enafron sobre a segurança em municípios de regiões metropolitanas apontaram que a maioria dos crimes está relacionada a cidades de fronteira, por onde entram drogas e armas.
“Estamos fazendo um trabalho que vai contemplar todas as regiões do país, porque a atuação, para ser eficaz, precisa ser contínua”, acrescenta. “A secretária Paulina também tem contribuído de forma expressiva e poderá ajudar, principalmente nas questões relacionadas ao tráfico de drogas e nos encaminhamentos das solicitações junto ao governo federal.”
Programação
O evento ocorrerá no Hotel Bourbon, Rodovia das Cataratas, quilômetro 2,5. A abertura será na quinta-feira (6), às 20 horas. O presidente do Consesp; o secretário Reinaldo de al, a secretária Nacional de Segurança Pública e da Nacional Antidrogas abrirão as atividades do segundo dia, quando também serão realizadas as câmaras temáticas.