Os termômetros registraram ontem a tarde mais fria do ano no Paraná. De acordo com o Instituto Tecnológico Simepar, a temperatura máxima foi a menor do ano no Estado.
Em Londrina, a máxima não passou dos 19,3 ºC. Já na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), a menor máxima foi registrada em Pinhais: 10.4 ºC. Segundo o Simepar, a baixa oscilação da temperatura deve permanecer durante o dia de hoje.
Além da RMC, a temperatura não passou dos 12 ºC na região dos Campos Gerais e no norte do Estado. Por outro lado, o tempo fechado elimina a possibilidade de geada. De acordo com o Simepar, a mínima foi registrada nos municípios de Foz do Iguaçu e Palmas, onde os termômetros cravaram 5,7 ºC.
As baixas temperaturas que atingem o Paraná decorrem de uma massa de ar frio que tem o seu epicentro entre a Argentina e o Rio Grande do Sul. De acordo com o meteorologista Reinaldo Kneib, a baixa oscilação dos termômetros se deve a dois fatores. “Além dessa massa de ar frio, do clima nublado e chuvoso impediu que o calor do Sol incidisse sobre o Estado”, explica.
Segundo Kneib, o frio deve permanecer pelo menos até amanhã, com a temperatura podendo inclusive baixar um pouco mais. Hoje, a temperatura varia entre 6 ºC e 10 ºC em Curitiba.
A mínima deverá novamente ser registrada em Foz do Iguaçu, com os termômetros marcando 4 ºC nesta manhã. O frio fica mais ameno a partir do final de semana, quando o sol deverá novamente dar o ar da graça.