O Paraná teve uma redução de 98,46% no número de casos de dengue este ano, em relação aos registrados no ano passado. Até agora, segundo a Secretaria Estadual de Saúde, são 314 casos confirmados contra os 15,6 mil registrados em 2007.

continua após a publicidade

Também houve redução na investigação de casos suspeitos. Até esta data, já haviam sido investigados 27,5 mil casos. Este ano, o número caiu para 6.812, uma redução de 75,23%.

Segundo o secretário de Saúde, Gilberto Martin, as ações permanentes do Programa Estadual de Controle da Dengue realizado nos municípios foram determinantes para essa redução. Ele ressaltou a importância das campanhas de conscientização que contam com a participação efetiva dos diversos setores da sociedade civil.

"A guerra é contra o mosquito e tem que ser permanente", afirmou.

continua após a publicidade

De acordo com o secretário, no Paraná, não houve desmobilização no controle da doença, principalmente no final do ano, época de muito calor e propícia proliferação do mosquito transmissor.

A doença atinge atualmente 44 municípios paranaenses das regiões Norte, Oeste e Noroeste do estado. A situação é mais grave no município de Tapira, que já teve 22 casos este ano. No cálculo de incidência por município, Tapira, com pouco mais de 6 mil habitantes, contabiliza 503,20 casos para cada 100 mil habitantes.

continua após a publicidade

No ano passado, sete pessoas morreram em decorrência da dengue no Paraná. Este ano, uma pessoa morreu em Sarandi, com um histórico de co-morbidade (outras doenças ocorrendo em conjunto) agravado pela dengue.