Paraná registra queda no número de casos de dengue este ano

O Paraná teve uma redução de 98,46% no número de casos de dengue este ano, em relação aos registrados no ano passado. Até agora, segundo a Secretaria Estadual de Saúde, são 314 casos confirmados contra os 15,6 mil registrados em 2007.

Também houve redução na investigação de casos suspeitos. Até esta data, já haviam sido investigados 27,5 mil casos. Este ano, o número caiu para 6.812, uma redução de 75,23%.

Segundo o secretário de Saúde, Gilberto Martin, as ações permanentes do Programa Estadual de Controle da Dengue realizado nos municípios foram determinantes para essa redução. Ele ressaltou a importância das campanhas de conscientização que contam com a participação efetiva dos diversos setores da sociedade civil.

"A guerra é contra o mosquito e tem que ser permanente", afirmou.

De acordo com o secretário, no Paraná, não houve desmobilização no controle da doença, principalmente no final do ano, época de muito calor e propícia proliferação do mosquito transmissor.

A doença atinge atualmente 44 municípios paranaenses das regiões Norte, Oeste e Noroeste do estado. A situação é mais grave no município de Tapira, que já teve 22 casos este ano. No cálculo de incidência por município, Tapira, com pouco mais de 6 mil habitantes, contabiliza 503,20 casos para cada 100 mil habitantes.

No ano passado, sete pessoas morreram em decorrência da dengue no Paraná. Este ano, uma pessoa morreu em Sarandi, com um histórico de co-morbidade (outras doenças ocorrendo em conjunto) agravado pela dengue.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo