Foto: Silvia de Lima/Prefeitura de Palmas

Grande parte do município de Palmas amanheceu coberto de gelo. Gramados ficaram brancos.

continua após a publicidade

O dia de ontem foi de muito frio em todo o Estado. Só escaparam da geada as cidades que ficam no extremo norte do Paraná. Em Curitiba os termômetros marcaram 1,2ºC, e em Palmas chegaram a -4,1ºC, as temperaturas mais baixas do ano. O mesmo se repetiu em outras cidades. Em Londrina, por exemplo, os termômetros marcaram 2,4ºC, e em Ponta Grossa, 0ºC. Amanhã, as temperaturas começam a subir um pouco.  

No fim de semana pode chover na capital, mas a precipitação deve ser fraca e isolada. A terça-feira amanheceu fria e ficou assim durante todo o dia. Segundo o Instituto Tecnológico Simepar, até as 14h os termômetros não passaram dos 10ºC nas cidades da região sul. Em Curitiba a temperatura mínima foi de 1,2ºC, a mais baixa do ano. Até então o dia mais frio tinha ocorrido em agosto, quando foi registrado 1,8ºC. Desde 1997, a temperatura mais baixa na capital foi -2,5ºC, em julho de 2000.

Os moradores de Palmas também viveram o dia mais frio do ano. Lá foram registrados -4,1ºC, batendo o recorde de julho – quando os termômetros haviam marcado -2,5ºC. Mas ainda está acima dos -6,4ºC registrados em julho de 2000. Em Cascavel e Ponta Grossa os termômetros também marcaram as temperaturas mais baixas de 2006: 0ºC.

Hoje as temperaturas também devem se manter baixas e mais uma vez deve gear em quase todas as regiões do Estado. Em Londrina os termômetros devem variar entre 6ºC e 21ºC, em Cascavel de 5ºC a 23ºC, em Ponta Grossa de 0ºC a 16ºC, e em Curitiba de 3ºC a 15ºC. Amanhã deve gear apenas na região dos Campos Gerais e Curitiba, e as temperaturas começam a se elevar gradualmente. O frio é resultado de uma massa de ar polar que chegou ao estado atrás da frente fria que trouxe chuva na última sexta-feira e sábado. Existe a previsão de mais chuva para o próximo final de semana, mas de baixa intensidade.

Baixa umidade

continua após a publicidade

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil divulgou um alerta sobre os índices de umidade relativa do ar. Ontem, em Curitiba, o percentual estava abaixo dos 30% e hoje pode baixar de 20%, como o registrado há alguns dias. O índice normal de umidade varia de 80 a 85% para a maioria das cidades parananeses. Quando essa umidade relativa, ou seja, a quantidade de vapor de água no ar atmosférico atinge tais níveis, as pessoas podem apresentar alguns sintomas como complicações respiratórias devido ao ressecamento de mucosas; sangramento pelo nariz; ressecamento da pele; irritação dos olhos; eletricidade estática nas pessoas e em equipamentos eletrônicos.

Ressaca

Uma pequena casa de madeira que ficava à beira da praia, em Matinhos, foi completamente destruída pelas ondas. Desde anteontem o mar está agitado no litoral e os pescadores tiveram que retirar as embarcações da areia para não serem arrastadas. A ressaca é resultado de um ciclone extra-tropical que se formou no litoral ao sul do País.

continua após a publicidade