A secretária da Administração e Previdência do Paraná, Maria Marta Lunardon, apresentou ontem, durante a reunião da operação ?Mãos Limpas?, um projeto de controle de gastos com combustíveis e manutenção de viaturas no Estado. A idéia é manter maior rigor nos valores que o governo do Paraná gasta para manter a frota pública, evitando desperdícios e fraudes, e assegurando redução de despesas.

continua após a publicidade

?Esta fiscalização já proporcionou ao Estado uma economia de combustível de 40% na frota que foi destinada para o teste da implantação do projeto e agora vamos implementar em todos os veículos do patrimônio estadual. O controle de manutenção também proporcionará mais economia?, comentou o governador Roberto Requião. De janeiro a junho deste ano, a economia nos 3 mil carros que rodam na Grande Curitiba foi de aproximadamente R$ 4,9 milhões. Os veículos consumiram 550 mil litros de combustíveis, 360 mil litros abaixo da média histórica de consumo.

O sistema centralizado de manutenção de veículos e do controle informatizado de abastecimento foi implementado a partir deste ano pelo Departamento de Transporte Oficial (Deto), da Secretaria de Estado da Administração e da Previdência (Seap). Maria Marta esclareceu que, até então, as informações sobre gastos com consertos, reparos e abastecimento dos carros do governo eram dispersas e nem sempre precisas. Agora, a administração pública consegue visualizar quantos quilômetros os veículos oficiais rodam, quantos litros de gasolina, álcool ou diesel consomem e com que freqüência necessitam estar na oficina. Além de combater desperdícios, o banco de dados criado pelo dois sistemas permite ao administrador público decidir com mais eficácia qual a melhor política a ser adotada no gerenciamento da frota.

continua após a publicidade