O Paraná recebeu nesta quarta-feira (26), a visita do presidente do Parlamento Valão, José Happart, acompanhado de 10 parlamentares e do cônsul honorário do Reino da Bélgica em Curitiba, João Casillo. A delegação de deputados está no Brasil, onde visita também as cidades do Rio de Janeiro, Brasília e Salvador, com o objetivo de conhecer o sistema federativo brasileiro, nas relações entre União, Estados e municípios, em várias áreas como jurídica, administrativa e fiscal.
Durante o encontro, os parlamentares e o vice-governador Orlando Pessuti conversaram sobre as várias atividades do Paraná relacionadas à agricultura, pecuária, meio ambiente, ensino superior, turismo, ciência e tecnologia. ?A Bélgica tem interesses no Estado também no setor industrial e tecnológico e nós também temos o interesse de dialogar com eles para a troca dessas experiências. Então, aproveitamos a oportunidade para estreitar as relações nessas áreas?, disse o Pessuti.
Segundo o presidente do Parlamento Valão, a delegação escolheu o Brasil, porque é um país semelhante ao deles, com regime federalista. ?Queremos conhecer diferentes países que têm o mesmo sistema que o nosso para vermos o funcionamento da relação entre a União e os Estados. Foi uma reunião muito interessante. O vice-governador é um homem de muita experiência. Na realidade o governador aqui tem um poder muito maior do que o governador no nosso país?, declarou Happart, logo depois do encontro.
Para o cônsul honorário, com a globalização que ocorre no mundo inteiro é necessária essa troca direta de informação. ?Basta ver o exemplo da União Européia onde nós temos 27 países sob a mesma moeda, está havendo uma necessidade de uma troca de idéias para apreendemos algumas experiências políticas organizacionais e tributárias de outros países?, disse Casillo.
Na tarde desta quarta-feira, os parlamentares belgas assistem a uma palestra da procuradora do Estado, Leila Cuéllar. Na ocasião, ela fala sobre administração pública. Ainda esta noite a delegação embarca para Brasília, onde na quinta-feira (27) tem encontros no Senado Federal e no Governo do Distrito Federal.
Bélgica
Segundo dados apresentados pelo vice-presidente do Parlamento Valão, Michel Lebrun, a Bélgica possui aproximadamente 10 milhões de habitantes e 30 mil quilômetros quadrados, divididos nas regiões Norte (Flandres), Central (Bruxelas) e Sul (Valônia). Cerca de seis milhões de habitantes falam holandês, quatro milhões o francês e 70 mil o alemão.
Valônia
A região dos parlamentares, possui 18 mil quilômetros quadrados e a sua indústria sempre foi centralizada basicamente no carvão e aço. Nos últimos anos, a primeira atividade sofreu um declínio, com o fechamento de muitas minas. Por isso, a região está trabalhando também para a reconversão, voltada às novas tecnologias e centralizadas em pequenas e médias empresas.