A Campanha de Vacinação dos Idosos contra Gripe, que ocorre em todo Brasil por intermédio do Ministério da Saúde (MS), será prorrogada no Paraná. Até o próximo dia 13, as pessoas com mais de 60 anos podem procurar os postos de saúde em todo o Estado para tomar uma dose da vacina. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, a maioria das cidades alcançou a meta de vacinar, no mínimo, 70% dos idosos. O Estado possui cerca de 860 mil pessoas nessa faixa etária.
Para a diretora do Centro de Informação e Diagnóstico em Saúde da Secretaria de Saúde, Inês Viã, o clima ruim das últimas semanas pode ter afastado alguns idosos, que deixaram para a última hora a ida ao posto de saúde. Além disso, outros devem ter pensado que a campanha já tinha terminado. "Como sobraram doses, estamos estendendo o prazo. É uma um esforço que, sem dúvida vale a pena. Ano passado vacinamos cerca de 88% dos idosos do Paraná. Queremos superar esse número em 2005, e com essa prorrogação do prazo isso deve acontecer naturalmente", diz. Viã afirma que todo ano mais idosos vencem a resistência da vacina e vão aos postos receber a dose, se prevenir da gripe. "Já não existe aquele medo de outros anos de que o medicamento possa ter algum efeito colateral".
Curitiba
De acordo com a Secretaria de Saúde de Curitiba, que anunciou a prorrogação em conformidade com a decisão do governo do Estado, a população de idosos na capital está estimada em 147.979 pessoas. Até quinta-feira, 114.910 pessoas com 60 anos ou mais tinham tomado vacina – uma cobertura de 77,65%. Os números de ontem ainda não estavam computados até o fechamento desta edição, mas segundo o órgão, se o percentual de vacinação permanecesse o mesmo dos últimos dias, a cobertura vacinal pode ter terminado a semana próxima de 85%.
Hoje haverá vacinação também na tenda da Boca Maldita, que irá atender os idosos que estarão passeando no centro da cidade. Nos demais dias, as vacinas só estarão disponíveis nas unidades de saúde. Pessoas impossibilitadas de sair de casa podem receber a vacina na própria residência. Basta ligar para a unidade de saúde mais próxima.
Importância da vacina
A vacina deve ser tomada por todos os homens e mulheres a partir dos 60 anos, mesmo pelos que são cardíacos, asmáticos, diabéticos, hipertensos, têm insuficiência renal e hepática, portadores sintomáticos ou assintomáticos do vírus HIV ou outro estado associado à baixa imunidade. É importante levar a carteira de vacinação para atualizar a situação vacinal, contra tétano e difteria.
Para Serafim Garcia, de 61 anos, a vacina é uma boa proteção contra a gripe. "Esse é o segundo ano que tomo a dose. Passei o ano todo muito bem", afirma. "Além disso, não dói nada". Já Claudete França Diniz, de 69 anos, contou que desde que a campanha começou, há cinco anos, deixou de tomar a vacina apenas uma única vez. "Foi o que bastou para que eu pegasse uma gripe danada", diz. (DD)