A Secretaria de Ensino Médio e Tecnológico do Ministério da Educação (Semtec/MEC) divulgou esta semana os cinco melhores projetos do Concurso Nacional de Práticas Pedagógicas do Ensino Médio. Uma escola do Paraná obteve o segundo lugar. Os prêmios serão entregues no dia 8 de dezembro, em Brasília.
Rio(con)Vida, da Escola Estadual Monsenhor Vicente Freitas, da Paraíba, ficou em primeiro lugar, com 83 pontos e recebeu 5 mil reais. O segundo foi para a experiência Descubra um Escritor, com 76 pontos, do Colégio Estadual Júlia Wanderley, de Curitiba – que ficou com 4 mil reais. O Centro de Ensino Médio Setor Leste, de Brasília, conquistou o terceiro prêmio (3 mil reais) com o projeto Margem (72 pontos) e o quarto foi do Colégio Estadual Barão do Rio Branco, do Acre, que obteve 69 pontos com o trabalho Folclore Nacional, Culturas Brasileiras e Danças. Festival Arte em Cena e mais 2 mil reais e, com 68 pontos, a Escola Estadual Maestro Vil-la-Lobos, de Minas, foi classificado na quinta posição e o prêmio de mil reais.
Segundo a diretora de Ensino Médio da Semtec, professora Marise Nogueira Ramos, o concurso é uma das ações do MEC para valorizar os profissionais do magistério e melhorar o ensino médio.
Dividido em três fases, o concurso teve 741 projetos inscritos. Na primeira, foram escolhidos dois trabalhos por estado, totalizando 54. Os quinze selecionados na etapa regional concorreram à fase nacional.
Jovens escritores
O Colégio Estadual Júlia Wanderley inscreveu o projeto Descubra um Escritor. Tudo começou com o incentivo aos estudantes para o hábito da escrita. Com a prática, os alunos conseguiram se destacar em concursos de literatura e, vários deles, poetas, já têm trabalhos publicados em livros e revistas. Resultado do esforço: três livros foram publicados em parceria com o escritor português Luís Lourenço e mais quarenta escolas do Paraná, de Minas e São Paulo adotaram a idéia.
Hoje, com o costume da leitura, os alunos dessas escolas chegam a ler, em média, 15 livros por ano.