O Paraná seguirá a mesma meta do Ministério da Saúde e deverá alcançar o índice de um caso de hanseníase para cada 10 mil habitantes até o final deste ano. O anúncio foi feito ontem, na sede da Secretaria de Estado da Saúde, durante o lançamento da campanha do Dia Nacional de Combate a Hanseníase. O objetivo é a conscientização da população em relação à doença, levando informações a respeito sobre os males, formas de transmissão e o tratamento.
Para a coordenadora do programa de combate a doenças infecto-contagiosas da secretaria, Elisabeth Sense, o Paraná já está próximo de alcançar a meta do Ministério da Saúde. "O Estado está com o índice em 1,59 para cada 10 mil habitantes e certamente chegaremos ao final do ano com o índice que o Ministério da Saúde almeja", afirmou.
As regiões com maior incidência de casos da doença são o Norte, Centro-Oeste e Nordeste. "O Estado do Paraná tem um trabalho efetivo para essa campanha e está perto de alcançar a meta do MS para 2005", disse a coordenadora nacional Magda Levantezi, que esteve presente na coletiva organizada pela secretaria. Na região Sul, Santa Catarina e o Rio Grande do Sul já estão abaixo do índice.