A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, com o Programa Desperdício Zero, garantiu mais uma vez a primeira colocação em recolhimento de embalagens vazias entre os estados brasileiros. Os agricultores do Paraná devolveram 544 toneladas de embalagens só nos dois primeiros meses de 2005, o que representa 22,1% do recolhimento total no país.

continua após a publicidade

Em 2002 o Paraná recolheu 209,8 toneladas de embalagens vazias, ocupando a nona colocação no ranking nacional. Já no ano de 2003 com o recolhimento de 2,12 mil toneladas e em 2004, 3,48 mil toneladas recolhidas, o Estado se manteve na primeira colocação em dois anos consecutivos.

De acordo com o secretário do Meio Ambiente, Luiz Eduardo Cheida, esses resultados representam o trabalho integrado de toda a cadeia, que envolve os produtores, revendedores e fabricantes. ?O foco principal é a conscientização dos produtores e o Programa Desperdício Zero contribui com esse trabalho?, disse o secretário. ?Isso indica que com menor quantidade de embalagens indo para os aterros sanitários é possível criar uma nova cultura ambiental na vida desses agricultores?.

Segundo ele, a secretaria está trabalhando em duas vertentes. Uma delas é orientar o produtor a reduzir o consumo de agrotóxicos, a outra é a tríplice lavagem e entrega das embalagens nas centrais de recolhimento.

continua após a publicidade

O Programa Desperdício Zero, da secretaria, quer reduzir em 30% o volume de lixo gerado e eliminar os lixões do Estado. A iniciativa de recolhimento das embalagens de agrotóxicos é o primeiro passo para atingir esse objetivo.