O Paraná é um dos campeões no desmatamento da mata atlântica. Ao lado de Santa Catarina, o Estado é o que apresenta maior índice de desflorestamento entre os oito estados avaliados pelo Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica no período entre 2000 e 2005. A informação consta no relatório divulgado ontem pela organização não governamental SOS Mata Atlântica e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.
Com 1.929.648 hectares de mata atlântica preservados, o Paraná mantém apenas 9,88% do total original do bioma. Entre 2000 e 2005, mais 28.142 hectares, ou 1,34%, foram desmatados. Para Márcia Hirota, diretora de Gestão do Conhecimento e coordenadora do Atlas pela Fundação SOS Mata Atlântica, Paraná e Santa Catarina são regiões extremamente críticas e ?campeãs por razões políticas, não econômicas. Os ruralistas promovem essa devastação. Grande parte das florestas de araucárias, áreas bem preservadas, está desaparecendo, em grandes extensões?.
Márcia lembrou que o Paraná foi campeão de desmatamento por duas vezes. ?Muitas florestas foram perdidas sem que sequer fossem estudadas. Uma grande perda ao País, uma forte pressão sobre o bioma?, ressaltou. Para o diretor de mobilização da ONG, Mário Mantovani, o fato de Paraná e Santa Catarina contestarem permanentemente os limites do bioma é o que mais contribui para essa situação crítica.
Mário destacou que mesmo a criação de 33 novas Reservas Particulares de Patrimônio Natural no Paraná pouco contribuiu para a preservação da mata atlântica no Estado, principalmente por terem sido implantadas tardiamente.
Culpa do fogo
Segundo o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, um dos fatores que influenciou no resultado apresentado foi um incêndio florestal que durante oito dias consumiu cerca de 10 milhões de metros quadrados de área de preservação no município de Bituruna, município que é apresentado como o de maior índice de desmatamento do Brasil. Rasca lembrou que no relatório apresentado em maio deste ano, antes do incêndio, o Paraná havia reduzido em 88% o índice de desmatamento do bioma e enfatizou que, no ano passado, a Fundação SOS Mata Atlântica reconheceu o trabalho desenvolvido pelo governo do Estado para preservação da mata atlântica e entregou uma homenagem ao governador Roberto Requião.
