Terceiro estado com maior número de alunos com sobrepeso, só atrás de Rio Grande do Sul e São Paulo, o Paraná vai iniciar em março o projeto Prevenção e Controle da Obesidade Infanto-Juvenil, para combater a obesidade dos alunos de 6 a 18 anos das escolas públicas. Na primeira fase, a Secretaria de Estado do Esporte pretende atingir 14 mil alunos de 400 escolas estaduais e municipais, em 96 cidades.
Na primeira fase do projeto, 16 avaliadores, divididos em quatro equipes, vão percorrer todas as regiões do Estado. Durante 60 dias, eles visitarão os alunos nas escolas, conversando com professores e familiares.
“Até julho teremos o relatório completo da amostragem inicial dos 14 mil alunos. Hoje existe um levantamento preliminar que aponta que um terço desta população já apresenta sobrepeso, que é o primeiro indicativo da obesidade entre crianças com 6 e 18 anos. São prevalências idênticas às de países desenvolvidos”, compara Dartagnan Pinto Guedes, professor da Unopar e coordenador do projeto.
Já a segunda fase do projeto abrangerá praticamente toda a população escolar do Estado, estimada em 2,1 milhões de alunos, e está programada para começar em 2014.
“Após a conclusão do estudo teremos subsídios para atuar junto às famílias e nas escolas. Esta é a função principal do programa”, avalia Martins. Além da Secretaria do Esporte, a prevenção da obesidade também envolve as secretarias da Educação, Ciência e Tecnologia e Saúde.