Paraná lança livro didático próprio

O ministro da Educação, Fernando Haddah, participou ontem, em Curitiba, do lançamento oficial do Projeto Livro Didático Público da Secretaria Estadual de Educação (SEED). O material foi elaborado por 60 professores da rede estadual. Eles levaram para as páginas dos livros a experiência da sala de aula, sob a orientação de docentes de instituições de ensino superior. Em 2007, os 5,4 milhões de exemplares serão usados pelos 437 mil alunos do ensino médio. O Paraná é o primeiro estado a produzir e distribuir gratuitamente livros para todas as disciplinas dessa modalidade de ensino.

Durante o lançamento, o ministro afirmou que todas as iniciativas voltadas para a produção de materiais culturais são bem-vindas, sobretudo quando é de domínio público e pode ser reproduzido e consultado por qualquer pessoa. Ele também disse que a distância entre as universidades e as escolas contribuem para a baixa qualidade do ensino e a proximidade das instituições ajuda a melhorar a educação.

Durante a entrevista, Haddad não confirmou se deixa o ministério no ano que vem. ?Fica a critério do presidente Lula.?

Elaboração

Em 2005, 60 professores selecionados através da apresentação de trabalhos ficaram durante seis meses fora da sala de aula trabalhando no projeto. Cada grupo de cinco docentes ficou responsável por uma das 12 disciplinas do ensino médio. Segundo o coordenador do Livro Didático Público, Jairo Marçal, os docentes produziram o material levando em conta as novas Diretrizes Curriculares para a Educação Pública Paranaense e a experiência que acumularam atuando em sala de aula. Durante o processo, foram orientados por 14 professores de instituições de ensino superior. ?O livro não deve nada às melhores produções. Nasceu até de um descontentamento do material que vinha sendo utilizado?, explica.

O professor de geografia André Aparecido Alflen não escondia a satisfação em ter participado do projeto. ?Uma coisa é usar material elaborado por uma editora e outra é trabalhar com um livro criado por professores que estão em sala de aula, que têm experiência e conhecem bem os estudantes. Os alunos olham de modo diferente para um professor que é autor também?, diz.

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