O Programa de Proteção da Floresta Atlântica (Pró-Atlântica), do governo do Paraná, inaugurou nesta semana o primeiro de nove novos postos da Polícia Ambiental, previstos no projeto. Localizado na estrada que liga os municípios de Antonina e Guaraqueçaba, o posto foi entregue dotado de equipamentos de informática, rádios para comunicação e veículos e deverá facilitar as ações de fiscalização e bloqueios, pois fica na única estrada que liga Guaraqueçaba ao restante do Estado.
Segundo o coordenador do Pró-Atlântica, Valmir Detzel, os policiais poderão operar ainda com embarcações nos rios da região. “Não basta apenas construir ou reformar novas unidades, por isso estamos também investindo em capacitação para que o atendimento na proteção da floresta seja eficaz”, diz.
Além da unidade recém inaugurada, está em andamento a construção de mais cinco postos: Tijucas do Sul, em Voçoroca; Represa Capivari, na Região Metropolitana de Curitiba; Guaraqueçaba, no Costão; Guaratuba e Morretes. Serão investidos R$ 2,5 milhões na ampliação e melhoria das bases de controle e monitoramento ambiental da Mata Atlântica no litoral do Paraná, através do Pró-Atlântica, parceria financeira entre o governo da Alemanha, através do banco KfW, e o governo do Paraná.