A Agência de Inovação e Engenharia do Paraná – Engenova -, foi inaugurada ontem, no Dia do Engenheiro e do Arquiteto. A intenção do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP) com o novo órgão é o desenvolvimento econômico e tecnológico, visando a otimização dos recursos naturais disponíveis.
?O Brasil está passando por um período de muita carência no desenvolvimento de pesquisas e de tecnologias. Com a Engenova, queremos fazer frente aos desafios deste século, que estão muito ligados à utilização racional dos recursos disponíveis?, comenta o presidente do IEP, Luis Cláudio Mehl.
Durante a inauguração da Engenova, realizada em Curitiba, foi nomeada uma comissão, composta por quatro engenheiros, que terá 30 dias para apresentar uma proposta de formatação da agência. Nela, serão definidas formas de funcionamento e a idéia inicial envolve realização de cursos, seminários, estudos, pesquisas, promoção de inovações, entre outras atividades.
?Queremos divulgar conhecimentos, tanto entre profissionais quanto entre acadêmicos, e poder sugerir ao poder público algumas alternativas de soluções para os problemas mais diversos que envolvem pesquisa e tecnologia. No que diz respeito aos acadêmicos, queremos abranger todos os cursos de graduação, pois as demandas de tecnologia não se limitam a uma única atividade?, finaliza Luiz Cláudio.