Paraná faz parceria para destinação de bitucas

Parceria do governo com a Souza Cruz, empresa que lidera o mercado tabagista no País, promoverá campanha educativa inédita no País para orientar o consumidor a não jogar as bitucas de cigarro nas ruas. Segundo levantamento da empresa, o Paraná gera 60 toneladas de bitucas por dia, o que significa 0,03% das 20 mil toneladas de resíduos sólidos produzidas diariamente pelo Estado.

Na prática, isso significa que mais um grande gerador de resíduos atendeu ao edital da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, que tem o objetivo de garantir a logística reversa dos produtos disponibilizados pelos fabricantes no mercado, conforme prevê a Lei Nacional de Resíduos Sólidos.

Preocupação

“O hábito da maioria dos fumantes de jogar as bitucas de cigarro na rua tornou-se preocupação ambiental pois polui parques, praias, ruas e estradas. Toda bituca que vai ao chão com suas dezenas de componentes químicos, cedo ou tarde acabará em um rio e o contaminará”, comenta o secretário do Meio Ambiente Recursos Hídricos, Luiz Eduardo Cheida.

A campanha terá apoio dos 19,4 mil estabelecimentos comerciais que vendem cigarros fabricados pela empresa, presentes em 100% dos municípios paranaenses. Adesivos com orientações sobre a destinação correta da bituca serão entregues aos locais até julho.