A primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a paralisia infantil (poliomelite) e a segunda etapa de vacinação contra a hepatite B serão desenvolvidas amanhã. Além dos postos de saúde, a vacinação vai ocorrer em escolas, supermercados e centros comunitários, das 8h às 17h. Os pais não podem esquecer de levar a carterinha de vacinação para conferir as doses em atraso. A vacinação contra a poliomelite é destinada a crianças de zero a 5 anos de idade e a da hepatite B se estende para jovens com até 19 anos.
No Paraná devem ser vacinados 909.636 mil crianças menores de cinco anos. “Os pais devem levar seus filhos para tomar a vacina. O Paraná está comemorando 16 anos sem nenhum caso da doença, graças ao empenho de todos”, diz o secretário estadual de Saúde, Luiz Carlos Sobania.
A poliomelite é uma doença causada pelo vírus poliuvírus e pode ocorre em qualquer idade, porém a maioria dos casos atinge crianças com até 3 anos de idade. Em geral, ela atinge só uma das pernas, tendo como principais características a flacidez muscular, conservando a sensibilidade, mas perdendo reflexos nervosos na perna atingida.
Hepatite B
“O nosso principal objetivo é vacinar o adolescente, que está exposto à doença por medo de tomar a vacina ou por falta de informação. A hepatite B é tão grave quanto a aids, mas pode ser evitada, afirma Sobania. A terceira etapa da vacinação acontece em novembro. É preciso tomar as três doses para ficar protegido. A vacinação contra a hepatite foi lançada em 1995 para menores de um ano hoje ela foi ampliada para os jovens. Os principais sintomas da doença são febre, dor de cabeça, fraqueza, vômito, urina escura e fezes esbranquiçadas.