Em pouco mais de um mês de campanha, o Paraná conseguiu vacinar contra a gripe 81,4% da população de idosos, superando a meta de 80% estipulada pelo Ministério da Saúde. Iniciada no dia 25 de abril, a campanha encerrou nesta sexta-feira (29) e, no total, vacinou 931.122 pessoas com idade acima de 60 anos.
“A gripe é umas das principais causas de internação entre a população com mais de 60 anos, principalmente porque os idosos são mais vulneráveis às quedas bruscas de temperatura, comuns durante o inverno. A vacina garante redução de 50% em doenças relacionadas à gripe e 32% em internações por epidemia”, enfatiza o secretário da Saúde, Gilberto Martin.
Com o objetivo de vacinar o maior número possível de idosos, mais de 12 mil pessoas estiveram envolvidas na mobilização. Para a campanha, foram disponibilizadas aproximadamente 1,2 milhão de doses em todo o Estado, distribuídas nos 2.580 postos de saúde do Paraná.
O Brasil também atingiu a meta da campanha, vacinando 15.646.600 idosos, equivalente a 80,54%. Entre os estados da região sul, o Paraná foi o que alcançou maior cobertura, seguido de Santa Catarina com 77,25%, e do Rio Grande do Sul com 69,43%.
Transmissão – O vírus da gripe é transmitido por meio de gotículas ao falar, espirrar ou tossir. O vírus sobrevive no meio ambiente por tempo variável e a transmissão acontece pelo contato com superfícies contaminadas. Para se evitar a contaminação são necessárias práticas simples de higiene como, por exemplo, lavar as mãos e arejar o ambiente.