O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) atendeu 63.113 ocorrências no primeiro semestre de 2024. Embora o maior número de chamadas seja referente a acidentes de trânsito e atendimentos pré-hospitalares, o dado que mais chama a atenção neste ano é o de incêndios. Ao todo, nos primeiros seis meses deste ano, o efetivo foi mobilizado 9.942 vezes para esse tipo de situação em todo o estado. O aumento é de quase 60% em relação ao ano anterior, quando foram registrados 6.235 ocorrências de incêndios.

continua após a publicidade

A estatística cresceu tanto devido aos incêndios em vegetação, que chegaram a 5.904 no primeiro semestre. Em 2023, foram 2.673, ou seja, uma disparada de 133%. O número é ainda mais preocupante considerando que os meses com maior incidência de incêndios florestais, entre julho e setembro, ainda estão por vir.

Em 2024 há ainda um fator extra: o La Niña, fenômeno que deixa o clima mais seco, propiciando o aparecimento de focos de calor e, consequentemente, incêndios. As últimas projeções indicam que ele ocorrerá, desta vez, nos meses de agosto, setembro e outubro.

“Esses números servem de alerta para o Corpo de Bombeiros para que a gente perceba que os incêndios tendem a aumentar em 2024, principalmente em comparação com o ano passado. Pelos números já é possível identificar essa crescente”, afirmou a capitã Luisiana Cavalca Guimarães, membro da Câmara Técnica de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais do CBMPR. 

continua após a publicidade

“Com isso, o Corpo de Bombeiros se prepara para o atendimento a essas ocorrências, mas também atua na prevenção, conscientizando a população para que tenham atitudes de prevenção a incêndios florestais, com campanhas preventivas, preparação da tropa, de materiais, de viaturas e organizando guarnições extras para esses atendimentos”, complementou.

Operação Quati João

Anualmente, o Corpo de Bombeiros do Paraná realiza a Operação Quati João, que trata do combate de incêndios florestais. Esse programa já está em andamento. Foram realizadas capacitações de cadetes e bombeiros militares para a atuação nesse tipo de ocorrência, além de reuniões periódicas para acompanhamento do cenário e definição das estratégias a serem adotadas.

Acidentes de trânsito aumentam no Paraná

continua após a publicidade

Mais uma vez no topo das ocorrências, os acidentes de trânsito também preocupam. No primeiro semestre deste ano foram atendidas 23.050 situações, contra 21.230 do mesmo período de 2023 – aumento de 8%. As colisões respondem por cerca de 60% do total dos chamados desse tipo: 13.731.

O segundo lugar no ranking de ocorrências atendidas é ocupado pelos atendimentos pré-hospitalares (APH). Foram 20.112 ações de socorro médico entre janeiro e junho, o que significa 20% de aumento em relação ao mesmo momento de 2023 – 16.794.

As operações de busca e salvamento também têm espaço relevante nas atividades dos bombeiros paranaenses. Elas somaram 7.482 ocorrências no primeiro semestre de 2024, representando praticamente 11% das ações realizadas. Foram registradas ainda 63 atuações em desastres neste ano.

O que??

Que absurdo é esse?? Carne de Onça e Barreado entre as piores comidas??

Fã “carne e unha” realiza sonho ao encontrar Fábio Jr. em Curitiba

Pesquisa aponta Ratinho Jr como favorito à presidência em 2026; Quem são os outros?