Perto de 24 mil pessoas passaram pelos estandes do Paraná em Ação realizado no final de semana, no Ginásio para Deficientes no Complexo Ambiental de Ponta Grossa. O evento encerrou suas atividades com 71 mil atendimentos, superando em quase 13% as expectativas dos coordenadores da Secretaria de Relações com a Comunidade, responsável pela organização e operação do programa.
A emissão gratuita de documentos foi um dos destaques dessa edição do Paraná em Ação. Foram emitidos cerca 3.400 novos documentos – 1.500 Carteiras de Identidade, 1.200 CPFs e 700 Carteiras de Crabalho. “Esses números comprovam a importância do Paraná em Ação no resgate da cidadania e na inclusão social dos paranaenses”, afirma o secretário de Relações com a Comunidade, Milton Buabssi.
Os números de atendimentos dos serviços de saúde também são bastante expressivos. Foram realizados mais de 3.700 mil exames preventivos de urina, colesterol, acuidade visual, pressão arterial, glicemia, câncer bucal, sinais vitais, avaliação física e biopedância. As voluntárias do projeto Chaveiro da Vida confeccionaram mais de 400 chaveiros, orientando sobre os cuidados que as mulheres devem tomar para diagnosticar o câncer de mama. O Hemepar cadastrou 127 novos doadores de medula óssea, que farão parte do Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea.
Profissionais e estudantes da área jurídica atenderam mais de mil pessoas, com orientações nas mais variadas áreas. Cerca de 50 casos de divórcio e pensões alimentícias foram iniciados durante o Paraná em Ação de Ponta Grossa, como o caso da agente comunitária de saúde Cristiane de Fátima Lemes, que saiu de Arapoti só para tratar de seu divórcio. Separada há cinco anos do pedreiro Orlando Aparecido Martins Souza, em menos de dez minutos ela conseguiu estabelecer a pensão e as visitas semanais para o filho de sete anos.
De acordo com a juíza Denise Damo Comel, responsável pelos atendimentos jurídicos no Paraná em Ação em Ponta Grossa, os trabalhos realizados no evento complementam os já realizados pela Justiça em parceria com as universidades. “Durante o final de semana resolvemos vários casos de separação, divórcios, revisão de pensão alimentícia e paternidade dos casos em que o processo ocorre de forma amigável”, disse a juíza.
Encerradas as atividades Ponta Grossa, a coordenação do Paraná em Ação já parte para a organização da próxima edição, que acontece entre os dias 15 e 17 de maio em Foz do Iguaçu.