O programa Paraná em Ação chega a Curitiba pela terceira vez. A 36ª edição da feira de serviços gratuitos, desenvolvida pelo governo do Estado e coordenada pela Secretaria Especial de Relações com a Comunidade, em parceria com a prefeitura, começa nesta quinta-feira (6) e segue até domingo (9), em frente ao Palácio Iguaçu, com atendimento das 9 às 17 horas.

continua após a publicidade

A expectativa é de que cerca de 100 mil pessoas participem da feira, durante esses três dias, diz a coordenadora do Paraná em Ação, Clecy Amadori. Além da população de Curitiba, o evento atende cidades vizinhas como Adrianópolis, Almirante Tamandaré, Araucária, Balsa Nova, Campina Grande do Sul, Campo Magro, Contenda, Fazenda Rio Grande, Itaperuçu, Lapa, Mandirituba, Pinhais, Piraquara, Rio Branco do Sul e São José dos Pinhais.

Serão disponibilizados serviços judiciários, como casamento e divórcio, emissão de documentos e carteira de trabalho, exames de saúde, atendimentos de Procon e INSS, entre muitas outras atividades. Também poderá ser feito cadastramento em programas sociais do governo do Estado, como o Leite das Crianças, Luz Fraterna, da Copel, e Tarifa Social, da Sanepar. O Sesi vai oferecer testes de visão e audição, solicitados em outras edições pela população.

A novidade é a Feira de Sabores, que acontece paralelamente ao evento e traz produtos de 37 agroindustriais de todo o Estado, três associações de artesanato da região do Litoral e um produtor de orquídea do município de Morretes. São conservas, frutas desidratadas, caldos, cachaça, mel, geléias, queijos, chás, travesseiros aromáticos, orquídeas, artesanato em lã de carneiro e em fibra de bananeira.

?O objetivo é dar oportunidade aos pequenos agricultores de divulgar e comercializar seus produtos?, explica Clecy. De acordo com o coordenador da Feira de Sabores e do programa Agroindústria Familiar no Paraná, Abdel Naser, a expectativa é grande. ?Essa é uma oportunidade de levarmos produtos de qualidade diretamente ao consumidor. Esperamos a geração de R$100 mil em negócios. Para um evento desse tipo, é um ganho alto?, afirma.

continua após a publicidade

O 36º Paraná em Ação também traz diversas oficinas, como a de artesanato com fibra de bananeira, que tem sido um sucesso em todas as edições, e a de lã de carneiro. Segundo Clecy, o destaque das oficinas é para temas que envolvem o cuidado com o meio ambiente, como aquecedor solar e reciclagem de lixo. ?Focamos a conscientização para a preservação, o trabalho e o comprometimento de cada um com o meio ambiente?, diz.

O público poderá se divertir com atividades recreativas, como xadrez, cama elástica, ginástica laboral, muro de escalada, tirolesa e arvorismo, e com os contadores de histórias e perfomáticos. Também acontecem todos os dias apresentações do Teatro no Ônibus Palco, da Secretaria de Estado da Cultura, que traz diferentes peças. A Polícia Militar realiza exposição do corpo de bombeiros, batalhão rodoviário, polícia montada e de choque.

continua após a publicidade

O Programa

O Paraná em Ação é uma feira de serviços gratuitos promovida pelo governo do Paraná, coordenada pela Secretaria Especial de Relações com a Comunidade, com apoio das prefeituras e associações de municípios, que cedem espaço para atuação e estrutura de atendimento. Também são parceiros o governo federal, poder judiciário, entidades de classe, federações, universidades, iniciativa privada e voluntários. O programa visa, sobretudo, oferecer às comunidades pobres de todo o Estado serviços gratuitos que promovam cidadania e inclusão social.

Desde sua criação, em 2004, o Paraná em Ação já realizou mais de 2.650 milhões de atendimentos, com um público aproximado de 884 mil pessoas. As cidades de Cambé, Cianorte e Maringá já estão com o evento agendado para este ano nos períodos de 26 a 28 de outubro; 02 a 04 de novembro; e 15 a 18 de novembro, respectivamente. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 645 5252 e no site www.paranaemacao.pr.gov.br.