Paraná é o sexto em inscrições para novo Enem

O Paraná foi o sexto estado brasileiro com maior número de inscritos para o novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cujos registros terminaram na noite de domingo.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela prova, foram 242.616 inscrições no Paraná em 2009. No ano passado, 209.751 estudantes realizaram a prova no Estado.

A edição 2009 do Enem bateu os recordes de número de inscritos. Em todo o País, 4,5 milhões de pessoas fizeram a inscrição para o exame, superando os 4.004.715 inscritos da edição anterior, que detinha, até então, o maior número de participantes.

O Inep divulgou que, em 35 dias em que o sistema de credenciamento esteve aberto, o site do órgão recebeu quase 7 milhões de acessos, de 99 diferentes países.

O campeão de inscrições foi o estado de São Paulo, com 1.003.474 candidatos. Em seguida, aparece Minas Gerais (497.833), Bahia (444.401), Rio de Janeiro (311.641) e Rio Grande do Sul (277.610).

Pelo mesmo site da inscrição (www.inep.gov.br), será possível acompanhar o andamento das aplicações. Amanhã termina o prazo para a geração do boleto e o pagamento da taxa de inscrição, que custa R$ 35. Alunos do último ano do ensino médio são isentos da cobrança.

As provas do Enem 2009 serão realizadas nos dias 3 e 4 de outubro em 1.826 municípios de todo o Brasil. No primeiro dia, entre 13h e 17h30, os inscritos vão testar seus conhecimentos nas áreas de Ciências da Natureza e suas tecnologias; e Ciências Humanas e suas tecnologias.

As provas do segundo dia, entre 13h e 18h30, são nas áreas de Linguagens, códigos e suas tecnologias; Redação; e Matemática e suas tecnologias. O Inep deve divulgar os resultados para as universidades que vão utilizar o Enem 2009 para ingresso ao ensino superior em dezembro deste ano. Os resultados finais serão comunicados em janeiro do ano que vem.

Neste ano, o Enem conta com algumas mudanças. Até 2008, o exame consistia em uma prova com 63 questões, sem articulação direta entre os conteúdos apresentados no ensino médio. Não havia a possibilidade de comparação das notas entre os anos.

Agora, o exame será aplicado em quatro grandes áreas do conhecimento. O inscrito deve responder 45 perguntas, com respostas em múltipla escolha, a cada dia de teste.

As notas do Enem 2009 serão usadas no ingresso em universidades públicas, de maneira integral ou parcial. O resultado também serve como critério de seleção de bolsas de estudo no Programa Universidade para Todos (ProUni) e certificação do Ensino de Jovens e Adultos (supletivo).

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo