Foto: Lucimar do Carmo

Gilberto Martin: vice-líder em transplante de pâncreas.

continua após a publicidade

Em 2007, entre os estados que mais realizaram transplantes – proporcionalmente à população -, o Paraná ficou em segundo lugar.

O Estado registrou média de 119 transplantes por um milhão de habitantes, perdendo apenas para São Paulo, que alcançou a média 178 transplantes. Mato Grosso do Sul teve a terceira maior média de transplantes, com 100 por milhão de habitantes.

De acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), em 2007, as clínicas e hospitais paranaenses fizeram 1.314 transplantes, dos quais, a grande maioria (924) foram de córneas. O Paraná lidera o ranking em transplante de coração, com 42 cirurgias, enquanto Ceará e Minas Gerais registraram, respectivamente, 24 e 16. ?Somos o segundo Estado que mais realiza transplantes de pâncreas, com 17 intervenções. Perdemos apenas para o Rio Grande do Sul, com 20 transplantes?, comenta o secretário de Saúde, Gilberto Martin. O transplante de rim foi o segundo mais realizado no Paraná, em 2007, com 297 cirurgias. O Estado ainda registrou 55 transplantes de fígado e 26 de coração.

Do começo do ano até agora, 436 transplantes já foram realizados no Paraná. Destes, 300 são de córnea e 87 de rim. Há uma leve queda no número de transplantes de coração – foram 12 até agora.

continua após a publicidade