Paraná é o quinto Estado em votos contra a Alca

Dos 10.149.542 votos apurados até o fechamento desta edição no plebiscito contra a Área de Livre Comércio das Américas (Alca), 9.979.964 ? o que corresponde a 98% dos votos ? disseram não ao tratado; 9.737.190 (95%) disseram não quanto à continuidade dos governo brasileiro nas negociações e 10.006.740 (98%) disseram não à entrega da Base de Alcântara aos EUA. Os números foram divulgados ontem pela Cúria Metropolitana, em Curitiba.

O Paraná é o quinto em participação no plebiscito, com 706.009 votos – 12% do eleitorado paranaense -, atrás de São Paulo, com 2,3 milhões; Minas, com 1,2 milhão votos; Bahia, com 770 mil votos e Rio, com 742 mil. No ano de 2000, quando foi realizado plebiscito sobre a dívida externa, o Paraná teve 360 mil votos.

“Apesar do pouco tempo e divulgação, ainda conseguimos uma participação de 42%, o que corresponde a 65 de nossas 54 paróquias”, salientou a secretária do Centro Pastoral, Irmã Egnalda Rocha. “O assunto provocou debates em sindicatos, escolas, universidades, associações e ONGs”, comemorou César Sanson, da coordenação da Campanha Nacional Contra a Alca.

O plebiscito teve início no dia 1.º de setembro e foi encerrado no último dia 7, no Dia dos Excluídos. O objetivo era promover a discussão do tema e tentar pressionar o governo a não aderir ao acordo. Participaram da campanha, além da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Central Única dos Trabalhadores (CUT), União Nacional de Estudantes (UNE), entre outras entidades.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo