Paraná é o 5º colocado no ranking de acidentes de trânsito

O levantamento das mortes no trânsito no Paraná em 2005, divulgado ontem pelo Ministério da Saúde, mostrou que o Estado é o 5.º colocado no ranking de risco de morte por acidente de trânsito, com uma taxa de 28,7 por 100 mil habitantes. O dado referente aos jovens paranaenses também coloca o Estado no topo da lista: em 2005, o Paraná registrou a 3.ª maior taxa de mortalidade em acidentes de trânsito entre jovens de 10 a 19 anos.

?Não há pesquisas que mostrem as causas dos altos índices. Mas algumas hipóteses são a fiscalização deficiente, o aumento na frota de veículos e o descuido dos motoristas com os fatores de risco?, explicou o diretor do Departamento de Análise de Saúde, do Ministério da Saúde, Otaliba Libânio de Morais Neto.

O Ministério da Saúde fez o levantamento em alguns municípios. Na soma dos anos de 2002, 2003 e 2004, Francisco Beltrão chamou atenção com uma taxa de mortalidade de 135,4 pessoas por 100 mil habitantes. Outras quatro cidades – Toledo, Cascavel, São José dos Pinhais e Guarapuava – também registraram taxas acima de 100 mortes por 100 mil habitantes. Curitiba teve, nos três anos, 67,3 mortes por 100 mil habitantes.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo