Representantes de sete universidades da região de Rhône-Alpes, interior da França, reuniram-se ontem com membros da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e das universidades estaduais do Estado com objetivo de intensificar a participação de docentes e estudantes nos programas viabilizados entre as instituições. A região, bastante desenvolvida no campo tecnológico, tem sido alvo do Paraná nas trocas de ensino e pesquisa.
O assessor de assuntos internacionais da Reitoria da UFPR, Antônio Carlos Gondim, explica que o encontro promove ampliação da cooperação científica e tecnológica, intercâmbio de estudantes de graduação e pós-graduação e intensificação da mobilidade acadêmica. ?Nossa cooperação é muito forte principalmente no que se refere às engenharias?, destaca.
O diretor do Centro Franco-Brasileiro de Documentação Técnica e Científica, Pierre Fayard, complementa que a possibilidade permite aos estudantes e professores tornarem-se não apenas bilíngües, mas biculturais. ?A colaboração acadêmica é facilitada por nossa proximidade cultural.?