Paraná deverá matricular mais em 2008

A educação no Paraná deverá ter um acréscimo de cerca de 66,3 mil alunos matriculados nas escolas públicas e particulares, o que corresponde a um crescimento de 2,43%.

Essa expectativa se baseia na divulgação dos dados preliminares do Censo Escolar 2008, feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e divulgado ontem no Diário Oficial da União. Segundo o levantamento, o Paraná continua com o maior número de matrículas entre os estados da região Sul.

De acordo com o Inep, o Paraná deverá contabilizar 2.803.611 alunos matriculados em 2008, enquanto que a previsão da educação do Rio Grande do Sul é de 2.6 milhões de alunos. Já em Santa Catarina, o número de matriculados no ensino infantil, fundamental e médio deve ultrapassar a marca de 1,680 milhão.

A superintendente de Educação da Secretaria de Estado da Educação (Seed), Alayde Maria Pinto Digiovanni, ratifica a expectativa do levantamento do Inep quanto ao aumento de alunos matriculados no Estado. De acordo com a superintendente, esse aumento se deve à política de universalização do ensino médio no Paraná.

Já os números nacionais devem apresentar uma queda nesse quesito. No ano passado foram verificadas 53.239.385 matrículas em todo o País. Esse número, no entanto, deve cair para 52.815.464, de acordo com o Inep.

As maiores contribuições para essa queda devem partir das regiões Sudeste – onde está previsto um déficit de alunos de 2% – e Centro-Oeste – que deve ter reduzido para 3,81% o número de matrículas.

As previsões para os dados nacionais, no entanto, podem ser ratificadas e os números podem crescer, já que alguns estados já informaram que devem corrigir algumas informações. Estados como São Paulo e Goiás, por exemplo, devem enviar mais de 700 mil matrículas ao Censo.

Correção

A partir da publicação preliminar, municípios e estados terão 30 dias para fazer correções. Só então o Ministério da Educação (MEC) terá os dados consolidados. Será permitido ainda que as escolas que não preencheram o Censo Escolar o façam nesse período.

O Censo atende ao que prevê a Portaria n.º 1.308, do MEC, que traz os dados referentes a quantidade de alunos matriculados em creche, pré-escola, ensino fundamental, médio, regular, educação especial e de jovens e adultos.

A contagem é feita anualmente pelo Inep, em parceria com as secretarias municipais e estaduais de educação e com a participação das escolas públicas e privadas de todo o País.

Leve crescimento no ensino médio

Os números preliminares do censo mostram, entretanto, que o ensino médio no Brasil deverá apresentar um leve crescimento em 2008. A previsão é que haja um aumento de 400 mil alunos no ensino médio estadual e municipal, o que representa quase 7% mais estudantes que em 2007. No Paraná, contudo, o ensino médio deverá ficar estagnado, havendo uma leve perda de 359 matrículas.

“O ensino médio é um problema em todo o Brasil. O nosso desafio é identificar onde estão os alunos que estão fora das salas de aula”, afirma a superintendente da Educação, da Secretaria de Estado da Educação (Seed), Alayde Maria Pinto Digiovanni. Já no ensino fundamental, a tendência de queda se mantém, com 1,37 milhão de alunos a menos do que no ano anterior – redução de 4,8%.

A educação infantil também deve sofrer um decréscimo de matrículas. Este ano, a estimativa é qu,e 2,8 mil crianças foram matriculadas. Para profissionais da educação, isso é atribuído à introdução do ensino fundamental de 9 anos. A partir deste ano, crianças de seis anos, antes matriculadas no ensino infantil, passaram para o fundamental.