O Paraná terá 31.240 novos casos de câncer em 2012, segundo a estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca), divulgada nesta quinta-feira (24). O número representa 6,2% dos mais de meio milhão de casos previstos pelo Instituto para todo o Brasil.

continua após a publicidade

O maior número de novos casos previstos para o próximo ano, 24%, é de câncer de pele. Serão 7.480 novos casos deste tipo da doença. A segunda maior ocorrência será de câncer de próstata, 3.550, no caso dos pacientes masculinos e de câncer de mama, 3.110, para as mulheres.

Considerando todos os tipos da doença, os homens paranaenses serão mais afetados do que as mulheres. Em 2012, estima-se que 16.270 homens apresentem algum tipo de câncer, contra 14.970 mulheres.

Brasil

continua após a publicidade

O Brasil deverá ter 520 mil novos casos de câncer no próximo ano. Entre os tipos mais comuns da doença estarão o câncer de pele não melanoma (menos grave), próstata e mama.

De acordo com o coordenador de Ações Estratégicas do Inca, Cláudio Noronha, de 85% a 90% dos casos de câncer estão relacionados ao estilo de vida das pessoas, o que significa que mudanças de hábitos pessoais podem reduzir bastante o risco de desenvolver a doença.

continua após a publicidade

“O principal fator de risco ambiental é o tabagismo, que, por si só, é responsável por quase um terço dos casos de câncer, principalmente os de pulmão, de boca, de laringe, esôfago, estômago e bexiga”, disse Noronha.

Segundo ele, hábitos como a prática de exercícios físicos e uma alimentação saudável, além da não ingestão de bebidas alcoólicas, podem reduzir o risco de câncer. E, uma vez desenvolvida a doença, diagnósticos precoces são importantes para reduzir a letalidade do câncer.