Oficialmente, o Dia da Árvore só começou a ser celebrado no Brasil na década de 60. Mas segundo o livro Guia dos Curiosos, foram registradas comemorações à árvore no Brasil no início do século XX, evidenciando uma preocupação antiga em um País que tem no verde uma de suas forças e que até hoje parece querer firmar entre seus habitantes o significado da palavra preservação. O Paraná, que tem como símbolo uma árvore, a araucária, reduziu, em pouco mais de 100 anos, sua cobertura florestal em mais de 87% e quase extinguiu a planta. E na avaliação do secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luiz Eduardo Cheida, o Estado ainda está longe da velocidade ideal de reposição. ?Ainda enfrentamos muita resistência à preservação?, revela.
Segundo Cheida as árvores no Estado sumiram muito rápido e, por conta disso, a população paga o preço hoje. ?As matas ciliares tinham praticamente desaparecido do Paraná?. Por isso a idéia do governo estadual é comemorar a semana da árvore trabalhando, realizando em todas as cidades do Paraná um programa para a recuperação das matas ciliares – que impedem o assoreamento dos rios – pretendendo atingir a marca de 5 milhões de mudas plantadas em uma semana. ?Porém mais do que números, o importante é a adesão cada vez mais significativa dos produtores rurais?, avalia o secretário.
Capital
Todo curitibano conhece o slogan que ficou famoso na década de 90: ?Curitiba, a capital ecológica?. E apesar do crescimento populacional, a cidade continua como uma das capitais brasileiras com maior número de árvores por habitante. Um estudo recente da Prefeitura revela que o total de maciços vegetais na cidade é de 7.778,6 ha – o equivalente a 17,97% de seu território. Porém, o aumento rápido dos bairros na periferia está preocupando a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. ?Enquanto temos grandes concentrações até mesmo de mata nativa em algumas regiões, alguns bairros, como o Sítio Cercado, são carentes em árvores?, explica a gerente de educação ambiental da secretaria, Maria Alice Erthal. Para comemorar o Dia da Árvore, a secretaria lança hoje o programa ?Adote uma árvore?. E o bairro escolhido é justamente o Sítio Cercado. Mil mudas serão plantadas pelos alunos de três escolas do bairro, junto ao córrego do Osternack.