A Secretaria Estadual da Saúde do Paraná confirmou nesta tarde de segunda-feira (20) a primeira morte da nova cepa da gripe H3N2 no estado. A vítima é uma idosa de 77 anos, moradora de Maringá, região Norte. A senhora tinha comorbidades.

continua após a publicidade

De acordo com o secretário da Saúde Beto Preto, não há um surto dessa cepa da Influenza no estado. A senhora que faleceu em Maringá tinha tomado a vacina contra a gripe este ano. Beto Preto explicou que como a cepa é muito nova, a última vacina da gripe não garante a proteção com a vacinação.

LEIA TAMBÉM:

>> Curitiba antecipa mais uma vez dose de reforço. Veja como ficou o calendário

continua após a publicidade

>> Ministério da Saúde reduz de 5 para 4 meses intervalo de dose de reforço contra Covid

“Vacinas nós temos no estoque, mas elas não atingem essa cepa que está circulando. A próxima vacina contra a influenza terá a proteção contra essa nova influenza”, explicou o secretário. De acordo com o último boletim da secretaria, há 20 casos confirmados desta nova cepa no Paraná.

continua após a publicidade

Os casos foram registrados nos municípios de Campo Largo (2), Campo Mourão, Castro (2), Cornélio Procópio, Curitiba, Guarapuava, Maringá, Paranaguá (3), Pato Branco (3), Pinhais (2), Tapira, Toledo e Resende – Rio de Janeiro (diagnosticado no município de Rio Negro, no Paraná). 

Segundo especialistas, não há motivo para alarde, já que há remédios disponíveis para o tratamento da gripe. Desde que indicados por um médico, eles são eficientes para conter esta nova cepa.

Mania de Você

Viola chega a Portugal para encontrar Rudá

Rancho Fundo

Seu Tico Leonel ameaça Sabá Bodó