Foto: Evandro Monteiro/O Estado

Moradores de Curitiba aproveitaram o bom tempo e o calor de ontem para passear e fazer exercícios nos parques.

continua após a publicidade

Em vez de chuvas, calor. A ameaça de precipitação no final de semana não passou de nebulosidade e, com a saída da frente fria que se encontrava no Estado, o clima tornou-se estável, com temperaturas consideradas altas para a época do ano. Em Curitiba, a temperatura chegou a 29ºC ontem e hoje deve ficar entre 14ºC e 29ºC. No oeste do Paraná, os termômetros chegaram a marcar 33ºC.

Segundo o meteorologista do Instituto Tecnológico Simepar, Tarcízio Costa, o calor deve continuar até quinta-feira. ?Para sexta-feira está prevista a entrada de uma nova frente fria, vinda da Argentina, que deve trazer chuvas e mais frio?, diz.

Possivelmente, a precipitação do final de semana pode trazer um alívio no sistema de abastecimento de Curitiba e região, já que a fraca garoa que caiu na cidade de nada adiantou para melhorar o nível das barragens de Piraquara 1 e Iraí. A primeira está 6,21 metros abaixo do nível normal, enquanto a última, está 4,13 metros mais baixa.

Com a continuidade da queda no nível dos reservatórios, o racionamento continua. Hoje serão afetados de modo parcial os bairros Cajuru e Uberaba e os municípios de Pinhais, Piraquara e São José dos Pinhais.

Obras

continua após a publicidade

Para evitar problemas no futuro, a Sanepar continua investindo em obras. Ontem foram assinadas duas ordens de serviço em Piraquara. Uma das obras autorizadas vai ampliar o sistema de abastecimento de água do Guarituba Redondo e a outra vai construir um centro de eventos, como medida compensatória pela construção da barragem Piraquara 2, que deve ficar pronta em 2007.

A nova barragem apresenta complexidade ambiental acentuada, com mais de 250 propriedades desapropriadas, e acrescentará 600 litros por segundo ao sistema de produção atual, o que equivale ao abastecimento para cerca de 300 mil habitantes. A obra vai permitir manter o equilíbrio entre oferta e demanda da população da Grande Curitiba.

continua após a publicidade

Paralelamente, estão em andamento as obras do aproveitamento do Rio Miringuava, com a construção de uma estação de tratamento e do sistema de distribuidor de água. Juntas, Miringuava e Piraquara 2 terão vazão para atender o equivalente a 800 mil habitantes. Com essas obras, o abastecimento ficará garantido até 2010.

Defesa Civil

A ausência de chuvas e o calor intenso voltam a aumentar os riscos de incêndios. Para debater o tema e alternativas de controle do fogo, acontecem hoje reuniões com representantes de vários órgãos integrantes do Sistema de Defesa Civil, como Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Polícias Rodoviárias, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis(Ibama), Serviço Social de Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat), Sanepar, Copel, Batalhão de Polícia Ambiental, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, entre outros participantes.

Nos encontros serão tratadas ações preventivas, de resposta, e um balanço sobre o aumento dos atendimentos que estão ocorrendo.