A Secretaria da Saúde, em parceria com as prefeituras, vacinou 95% das crianças paranaenses de zero até cinco anos e com isso atingiu a meta estipulada pelo Ministério Saúde.
Até esta quarta-feira (4), o Paraná tinha vacinado 696.174 crianças e foi o segundo Estado a atingir a meta, atrás apenas de Santa Catarina. Neste ano a vacinação será realizada em apenas uma etapa.
Mesmo com o alcance da meta, a vacina continuará disponível até 6 de julho em todas as unidades básicas de saúde e em postos volantes organizados pelos municípios.
“A intenção é vacinar o maior número de crianças possível para manter o vírus da pólio longe do nosso estado”, disse o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz. Em 2011, quando a vacinação foi feita em duas etapas, os índices de vacinação atingiram 101,67% na primeira etapa e 101,68% da segunda etapa.
A poliomielite é uma doença infecciosa e altamente contagiosa. Ela afeta o sistema nervoso central e leva a pessoa a ter paralisia com deformidades, podendo levar a morte. A transmissão ocorre via fezes de pessoas contaminadas, vias respiratórias, ou alimentos e água contaminada.
Devido às campanhas de vacinação feitas desde a década de 80, a poliomielite foi erradicada no Brasil, no entanto ainda há registros da doença em países da África e da Ásia. No Paraná o último caso da doença foi diagnosticado em 1986, na região metropolitana de Curitiba.