Garantir a alfabetização de jovens e adultos do Paraná é o objetivo do Programa “Paraná Alfabetizado”, que será lançado em maio pela Secretaria Estadual da Educação. De acordo com o projeto, serão desenvolvidas ações para reduzir o analfabetismo entre os paranaenses que tenham idades acima de 15 anos em todos os municípios do Paraná, especialmente aqueles que detém o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
Segundo o Censo de 2000 do IBGE, existem cerca de 650 mil paranaenses adultos não alfabetizados. “São aqueles que não dominam o uso da linguagem escrita em práticas sociais. Ou seja, não conseguem ler e escrever o necessário para se inserir em uma sociedade letrada”, explica Cida Zanetti, chefe do Departamento de Jovens e Adultos da Secretaria, que será responsável pela coordenação do programa.
Seminário – O lançamento do “Paraná Alfabetizado” será feito durante o seminário “Articulação da Sociedade Paranaense por um Paraná Alfabetizado”. Durante o encontro, estarão reunidos representantes de prefeituras, Undime União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação, Universidades, ONG?s, movimentos sociais e sindicais, empresas, igrejas e outros agentes da sociedade civil organizada para discutir formas de combater o analfabetismo.
Mesmo sem ser apresentado oficialmente o programa já tem algumas ações em fase de encaminhamento. Uma delas é a parceria que a Secretaria da Educação vai estabelecer com a secretaria do Desenvolvimento Urbano para, por meio do programa Paraná Urbano II, financiar ações institucionais e de infra-estrutura urbana nos municípios. As prefeituras que aderirem ao convênio irão reverter uma parcela dos valores, que deveriam dar em contrapartida, para aplicar no Programa “Paraná Alfabetizado” em seu município.