A Secretaria de Estado de Segurança Pública do Paraná (Sesp) abriu inscrição para o processo seletivo para a convocação de 543 militares estaduais da reserva para trabalho em 197 colégios cívico-militares. Ao todo, serão chamados 146 militares para o cargo de diretor cívico-militar e 397 para o cargo de monitor cívico-militar. Os interessados podem se inscrever até o dia 27 de setembro (ver edital).
O processo seletivo ocorre devido a saída de policiais de reserva que estavam trabalhando em 37 colégios, em agosto. Na oportunidade, foi informado que a Secretaria estava promovendo uma reorganização, já que policiais militares estavam trabalhando em cidades em que eles não tinham sido selecionados.
LEIA TAMBÉM:
>> Copel tem recorde no caixa e paga mais de R$ 60 mil de PLR a seus funcionários
>> Caminhoneiros bloqueiam parcialmente 11 pontos em rodovias pelo Paraná
Após a inscrição, os candidatos irão passar por exames de aptidão física e de capacidade física, além entrevista. A classificação final vai considerar os pontos obtidos em cada etapa do processo seletivo, além do maior posto ou graduação, idade e mais tempo na reserva remunerada.
O resultado deve sair no dia 22 de novembro. Em seguida, os aprovados passarão por um curso de capacitação, previsto para acontecer entre 29 de novembro e 3 de dezembro.
Como participar?
Para participar, os interessados devem ir até Setor de Pessoal (P1) das unidades da Polícia Militar em regiões com vagas abertas para colégios cívico-militares. O candidato deve levar identidade funcional, porte de arma de fogo válido, dossiê histórico funcional, formulário de dados biográfico (FDB) devidamente preenchido e assinado, e informar dados pessoais.
O modelo cívico-militar em escolas do Paraná inclui um diretor militar, que é responsável pela disciplina e hierarquia na escola, em auxílio ao diretor pedagógico. Dentro do colégio, os monitores militares orientam os alunos.