A paciência dos moradores do bairro Lamenha Grande, em Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana de Curitiba, está perto do limite. Tudo por causa do atraso das obras na Rua Wladislau Bugalski. Há dois anos, o serviço está parado, trazendo transtornos aos moradores. Existem vários pontos de desnível na pista, buracos e muito pó.
Para as obras, os pontos de ônibus foram retirados e quem depende do transporte coletivo sofre nos dias de chuva. Ontem, reivindicando uma ação efetiva da prefeitura, os moradores realizaram um protesto. Queimaram pneus em diferentes pontos da rua e bloquearam o tráfego. A movimentação começou às 4h e se estendeu até pouco depois das 15h.
Os moradores contam que foi feito um alargamento na via e que o espaço aberto foi coberto com antipó. O restante, a parte original, permaneceu com asfalto, mas em precárias condições.
Em alguns trechos o asfalto chegou a ser feito na área ampliada. No entanto, o resultado foi um desnível na rua. A comunidade fez diversos contatos com a prefeitura. Algumas reuniões foram agendadas, mas desmarcadas depois. “Queremos algo efetivo, queremos ação”, enfatiza Lia de Lourdes Dias, que mora no bairro há 14 anos.
Em nota, a prefeitura informou que a obra de 7,3 quilômetros na rua, prevista em licitação, antevê a pavimentação completa, com alargamento da via e obras de infraestrutura.
“Por descumprimento de contrato, a prefeitura abriu processo administrativo contra as empresas responsáveis pela obra Prisma e Reomar, efetuando a rescisão contratual com as mesmas”, diz a nota. Ainda segundo a prefeitura, um novo processo licitatório foi aberto e está em andamento.