Mais de 150 mil pessoas participaram neste domingo (13) da Parada da Diversidade, conhecida como Parada Gay, no Centro Cívico, em Curitiba. A concentração dos participantes começou por volta das 13h, na Praça 19 de Dezembro. A estimativa de participantes é da organização da Parada, realizada pela Associação Paranaense da Parada da Diversidade (Appad).
Por volta das 17h30, os participantes tomavam toda a Avenida Cândido de Abreu, desde o Palácio Iguaçu até o Shopping Mueller. Para o coordenador geral da Appad, Márcio Marins, a grande participação deste ano mostra a busca pela garantia dos direitos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais. “A participação deste ano é maior que o do ano passado”, comemorou. Este ano, a manifestação tem como tema “Estamos ao redor do mundo”. Marins explica que a ideia é mostrar que há homossexuais, bissexuais e transexuais em todos os países, profissões, classes sociais, idades e religiões. “Não queremos tirar os direitos de ninguém, queremos mostrar que estamos em todos os lugares, merecemos respeito e garantir nossos direitos”, disse.
O coordenador afirmou que a manifestação é pacífica e que não havia registro de nenhum incidente grave. Ele lamentou, no entanto, que a Polícia Militar não tenha comparecido em quantidade suficiente para o porte do evento. “Eu acredito que há poucos policiais para um evento deste porte. Espero que não tenhamos nenhum problema, como nunca tivemos, mas os policiais não estão visíveis”.