Pra evitar o caos

Para evitar o caos, Curitiba se prepara para conter alagamentos

Na próxima quarta-feira, dia 21, começa oficialmente o verão. E além das altas temperaturas, também chegam às fortes chuvas que causam uma série de alagamentos em diversos pontos de Curitiba e Região Metropolitana. Entre os locais onde mais ocorrem cheias estão o centro da cidade e bairros como Sítio Cercado, Boqueirão, Alto Boqueirão, Bairro Alto, Boa Vista, Caximba e Cidade Industrial, além das regiões próximas aos rios que cortam a cidade.

Para evitar maiores perdas na próxima temporada de chuva, a prefeitura de Curitiba iniciou no último mês de outubro um programa de drenagem para combater as cheias e evitar alagamentos. De acordo com a Secretaria Municipal de Obras Públicas, as áreas beneficiadas serão aquelas onde há pontos críticos atingidos por alagamentos nos últimos dois anos e que foram atendidos pela Defesa Civil de Curitiba. Ainda de acordo com a Secretaria de Obras, o plano de prevenção a alagamentos vai atuar nas bacias dos rios Atuba, Belém, Passaúna, Barigui, Ribeirão dos Padilhas e o rio Iguaçu. O objetivo é limpar 23 quilômetros de rios e executar mais de 20 obras de drenagem. Também estão em andamento as obras de desassoreamento dos lagos dos três maiores parques de Curitiba – Barigui, Tingui e São Lourenço.

Até o mês de março de 2012, nove escavadeiras hidráulicas farão a limpeza de 23 quilômetros de rios e córregos. Outras equipes estão fazendo as obras de desassoreamento dos lagos dos três maiores parques de Curitiba – Barigui, Tingui e São Lourenço. O planejamento das obras foi baseado nos estudos feitos pelo Plano Diretor de Drenagem, que define ações de curto, médio e longo prazo para enfrentar o problema crônico de alagamentos de Curitiba. O Plano de Drenagem será concluído em setembro de 2012.

Parques

De acordo com a prefeitura, Curitiba vai ganhar mais dois parques nos próximos meses. Já está em andamento as licitações para a criação das novas áreas. Os dois novos parques ficam na Vila Rigoni, no bairro Fazendinha, e na CIC, nas imediações da rua Bernardo Meyer. O objetivo é proteger as margens do rio Barigui e oferecer novas áreas de lazer para a população, integrando o parque Linear do Barigui.