A campanha da Sanepar de conscientização dos proprietários de imóveis no litoral para a regularização das ligações de esgoto registrou os primeiros índices após as vistorias realizadas no feriado de 12 de outubro. A diretora de Meio Ambiente e Ação Social da empresa , Maria Arlete Rosa considera o percentual de 30% alto e preocupante. ?Isto demonstra porque, apesar de todos os esforços, a balneabilidade na temporada de verão fica fora dos parâmetros esperados?. As visitas continuam neste sábado e domingo, os veranistas podem agendar as vistorias ligando para o 115.
No feriado da última sexta-feira, dia 12, a Sanepar vistoriou 206 imóveis de Matinhos e Guaratuba que já contam com o serviço de coleta e de tratamento de esgoto doméstico. Destes, 61 apresentavam algum tipo de irregularidade, como por exemplo, estar interligado com a galeria de rede pluviais. Estes imóveis estão comprometendo a qualidade do tratamento e poluindo o meio ambiente, inclusive a água do mar usada pelos banhistas. Os proprietários foram orientados sobre como corrigir as irregularidades. A empresária, Marilene Momoli recebeu a visita da equipe da Sanepar e após a vistoria se mostrou satisfeita com a ação. ? Acho fundamental que todos colaborem. Aqui na minha rua muitos vizinhos já conversaram sobre o assunto. Se queremos um mar limpo e saúde só participando desta campanha e regularizando as ligações. Menos esgoto no mar vai deixar a água mais limpa e é o que todos os veranistas desejam?. No total, a Sanepar necessita entrar em contato com mais de 4 mil proprietários de imóveis para que a infra-estrtura construída para coletar e tratar o esgoto cumpra a sua finalidade que é despoluir as praias.
De acordo com a legislação ambiental é responsabilidade do proprietário ligar o imóvel ? de acordo com as normas ? ao sistema Sanepar. ?A qualidade da água para banho na próxima temporada depende dos proprietários. Por isso, continuamos a solicitar aos moradores e veranistas que atualizem o cadastro para agendarmos vistorias?, destacou o gerente regional da Sanepar, Romilson Gonçalves.
Para atualizar o cadastro, não há necessidade do proprietário ir até o litoral. Da cidade onde mora, pode telefonar para o número 115 e passar as informações. O contato também pode ser feito pelo endereço eletrônico: atendimentourli@sanepar.com.br ou ainda poelos telefones (41) 3971-6168 ou (41)3453-6093 (das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30- de segunda a sexta-feira). Quem preferir fazer a atualização cadastral pessoalmente pode dirigir-se aos escritórios da Sanepar em Guaratuba ? Rua Itaporã,359 ? Centro, ou em Matinhos ? rua Sete de Setembro, 19 ? Centro.