O papa João Paulo II nomeou, hoje pela manhã, o monsenhor Vicente Costa como novo bispo da diocese de Umuarama. Nascido na Ilha de Malta, na Itália, em 1947, monsenhor Vicente Costa estudou Filosofia em seu país e Teologia no Brasil, antes de doutorar-se na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. Ordenado padre em 1972, fez sua trajetória eclesiástica no Brasil, onde, em 1998, foi nomeado pelo papa bispo titular de Acque Flavie e auxiliar de Londrina, cargo que desempenhava até sua nomeação para a diocese de Umuarama.
Segundo a Mitra da Arquidiocese de Curitiba (Cúria Metropolitana), o antigo bispo de Umuarama, dom José Maria Maimone, que exerceu o bispado desde 1973, pediu renúncia à Santa Sé em abril desse ano e até a indicação de um bispo substituto, a diocese de Umuarama ficou sob a administração episcopal da Diocese de Campo Mourão.
De acordo com a Cúria, o monsenhor Vicente Costa recebeu essa nomeação em virtude do grande conhecimento que ele tem a respeito das igrejas do Paraná e por ser um participante ativo nos movimentos sociais.
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna