Em que casos o paciente recorre à Justiça para processar um médico por suposto erro na prática de sua profissão? E em quais hipóteses o médico é culpado e tem a obrigação de indenizar o paciente? Essas questões serão a base da palestra "A classe médica e a responsabilidade civil", que a Associação Médica do Paraná (AMP) promove nesta terça-feira (27), com o Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná e Presidente da Associação dos Magistrados do Paraná, Miguel Kfouri Neto, no Centro de Eventos da AMP.

continua após a publicidade

Na ocasião, o desembargador explicará os trâmites desse tipo de processo e as formas como os tribunais e juízes apreciam as ações indenizatórias. Para a classe médica, principal público-alvo da palestra, será uma oportunidade de saber como tomar medidas preventivas para evitar essas situações e também de conhecer as maneiras de avaliação sobre eventuais controvérsias durante os processos. "É importante que os médicos tenham conhecimento sobre o assunto, já que, ultimamente, tem-se verificado o aumento no número de demandas judiciais envolvendo a classe médica, os hospitais e pacientes", afirma o Desembargador.

Entre o material que será apresentado pelo Desembargador Miguel Kfouri Neto, haverá uma exposição ampla e atualizada dos vários aspectos relacionados à responsabilidade médico-hospitalar, de acordo com o novo Código Civil e com o Código de Defesa do Consumidor.

Serviço:
Palestra "A Classe Médica e a Responsabilidade Civil"
Palestrante: Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, Mestre e Doutor em Direito e Presidente da Associação dos Magistrados do Paraná, Miguel Kfouri Neto
Dia 27 de maio de 2008 (terça-feira)
20 horas
Local: Centro de Eventos da Associação Médica do Paraná
Endereço: Rua Cândido Xavier, 575 – Água Verde

continua após a publicidade