Mais de quatrocentas pessoas entre moradores, estudantes, líderes comunitários, políticos e empresários de Mangueirinha, no sudoeste do Paraná, acompanharam na noite da última segunda-feira o Encontro de Prevenção às Drogas e à Violência promovido pela Secretaria Antidrogas de Curitiba. O evento, realizado a convite da prefeitura local, lotou o Centro de Eventos da cidade.
Durante pouco mais de uma hora, o delegado da Polícia Federal (PF) e secretário Antidrogas de Curitiba, Fernando Francischini, contou sua experiência no combate ao narcotráfico e os detalhes das grandes operações realizadas pela PF nos últimos anos, principalmente a que resultou na prisão do traficante colombiano Juan Carlos Abadia. Além disso, Francischini também ressaltou a importância dos projetos de prevenção realizados pela Secretaria Antidrogas, criada pelo prefeito Beto Richa em 2008.
A palestra em Mangueirinha contou com a participação de centenas de estudantes da cidade, os quais receberam orientações sobre os perigos do uso de drogas. “Creio que orientar o jovem a dizer não para as drogas é uma das tarefas mais importantes atualmente. Vivemos a epidemia do crack e todos precisam saber que o uso de drogas influencia diretamente nos índices de violência de qualquer cidade”, afirmou Francischini.
Durante a palestra, os participantes receberam uma cartilha com informações sobre os perigos do uso de drogas e dicas de prevenção a diversos tipos de crimes, como furtos, roubos e sequestros. Para Francischini, o objetivo foi atingido. “Plantamos mais uma semente que poderá ajudar os jovens das próximas gerações. O trabalho de prevenção precisa atingir todo o Paraná. E esse é um dos nossos compromissos”, ressaltou.
Nos próximos dias, os Encontros de Prevenção às Drogas e à Violência serão realizados em Barracão, Santo Antônio do Sudoeste e Clevelândia.