"Uma empresa é como um barco em alto-mar." Essa foi a definição dada por Vilfredo e Heloísa Schurmman, na palestra realizada ontem, dia 1º, em Francisco Beltrão, no sudoeste do Paraná, para explicar como a experiência da Família, que passou 10 anos navegando a bordo de um veleiro, pode estar relacionada ao dia a dia de uma pequena empresa.
O casal contou um pouco sobre a história de como nasceu a paixão pelos passeios de veleiro e como foi o início do trabalho em alto-mar. Paralelamente a essa experiência, os Schurmann reforçaram a importância do planejamento, não só o profissional mas também do indivíduo como pessoa, da superação de desafios, liderança, motivação, comprometimento, de acreditar nos sonhos, estabelecer metas, contar com uma boa equipe e evoluir sempre.
Além de aprender a velejar, um dos primeiros desafios da Família Schurmann foi o planejamento para a expedição. ?Passamos 10 anos nos preparando para nossa primeira expedição, mesmo assim, na prática, tivemos que enfrentar uma outra realidade?, contou Heloísa. O plano inicial, de passar dois anos velejando, acabou se transformando em dez anos de navegação.
E foi com o objetivo de autofinanciar a viagem que os Schurmann se tornaram empreendedores. "Iniciamos oferecendo aos amigos uma espécie de pousada em nosso barco, com aulas de como aprender a navegar. Do trabalho de um mês, conseguimos tirar o sustento para sete meses", relembrou Vilfredo.
No decorrer do tempo, muitas adaptações foram necessárias ao dia a dia e à realidade do plano de viagem, o que também acontece com a vida empresarial dos pequenos negócios. "É preciso disciplina, treinamento e saber lidar com as diferenças e conflitos, que têm que ser resolvidos imediatamente, ou o ‘barco não vai a lugar algum’. Esse deve ser um exercício constante", reforça Heloísa. Sem dúvida um conselho a inspirar ao público que acompanhou a palestra.
Comemoração
O público participante do palestra, que reuniu aproximadamente 1.200 pessoas no Clube Marrecas Centro, em Francisco Beltrão, colaborou com a doação de alimentos e brinquedos que serão entregues a entidades beneficentes da região. O evento, que integra as ações da Semana da Pequena Empresa, celebrou também o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa, que é comemorado no dia 5 de outubro.
"Esta é uma semana muito especial para o Sebrae, que tem como missão apoiar o setor que é motor da economia do País. Por isso estamos reforçando o trabalho que o Sebrae vem desenvolvendo, seja na disseminação do conhecimento aos empreendedores, seja na construção de ambiente favorável aos pequenos negócios", discursou Joailson Agostinho, gerente do escritório regional do Sebrae no Paraná, em Pato Branco.