Equipes técnicas terão bastante trabalho até amanhã para terminar a montagem dos palcos e cenários do espetáculo Vida, Paixão e Morte de Jesus Cristo, que será encenada pelo Grupo Lanteri na Pedreira Paulo Leminski, em Curitiba. A tradicional apresentação está marcada para a Sexta-feira Santa, às 19h. Vinte mil pessoas são esperadas para assistir ao espetáculo, que contará com 800 atores e 120 técnicos (maquiadores, figurinistas, entre outros).
Edson Luiz Martins, integrante do Grupo Lanteri responsável pela direção de produção do espetáculo, conta que o público verá mudanças em relação às apresentações dos anos anteriores. "Alteramos a dinâmica da peça. Invertemos as cenas e os palcos mudaram dos lugares. Tudo isso para que o público assista da melhor maneira possível. Será um espetáculo renovado", avisa.
A apresentação dura 1h30 e possui 38 cenas. Onze lugares diferentes serão utilizados durante a encenação, alguns deles naturais. Seis cenários foram construídos especialmente para o espetáculo. São 500 metros quadrados de palcos e 250 metros de passarelas, que interligam todos os cenários. "A gente sempre procura melhorar o espetáculo, até porque temos um público fiel. Mas também estamos tendo um público diferenciado, aquele que vem de excursão, principalmente do interior do Paraná e de Santa Catarina", afirma Martins.
Esse é o 29.º espetáculo da Paixão de Cristo montado pelo Grupo Lanteri. Neste ano, a equipe passou por um edital de consulta pública da Fundação Cultural de Curitiba, junto com outros grupos de teatro, e acabou sendo escolhido. Os preparativos para a apresentação começaram após o Carnaval. Os cenários, figurinos e adereços foram produzidos em um barracão usado pelo grupo na Vila Hauer. Amanhã à noite acontece o último ensaio geral, já nas dependências da Pedreira Paulo Leminski.
O espetáculo conta com o apoio da Prefeitura de Curitiba e de parceiros da iniciativa privada. Os portões abrem às 16h e a apresentação começa às 19h. Será disponibilizada para a população uma linha de ônibus gratuita ligando a Praça Tiradentes e a Pedreira Paulo Leminski, para a ida e volta. A entrada é franca.