Pais de alunos da Escola Municipal Antônio Prado, em Almirante Tamandaré, Região Metropolitana de Curitiba, fizeram uma manifestação, ontem, contra o fechamento do local.

continua após a publicidade

A prefeitura da cidade anunciou o encerramento das atividades da escola em março, mas deve fechá-la somente no final deste mês, depois que o primeiro bimestre terminar. Os pais são contra o fechamento porque acreditam que a escola é de boa qualidade e por ser uma instituição histórica, com mais de cem anos.

Uma das mães, que esteve no protesto, foi Gelcimeri de Lima. “Meu filho melhorou o aprendizado depois que veio estudar aqui”, garante. Outra mãe, Juciara Gonsales, acha que a prefeitura vai fechar a escola para se esquivar de melhorias reivindicadas pela população.

“A gente pediu biblioteca e pedagoga.” A advogada dos manifestantes, Myrian Rosa, deve entrar com um mandado de segurança na Justiça solicitando que a escola não deixe de funcionar.

continua após a publicidade

O secretário municipal de Educação, Romildo de Brito, explica que a escola será fechada devido à Lei de Diretrizes e Bases (LDB) – que prevê o fim de escolas multisseriadas, que possuem alunos de séries diferentes em uma mesma sala – e também por conta dos professores que não estão recebendo hora-atividade.

Segundo o secretário, os alunos serão transferidos para escolas próximas e o prédio da Antônio Prado será aproveitado para o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti).

continua após a publicidade

Outro motivo do fechamento, segundo o secretário, é a diminuição no número de alunos no local nos últimos anos. Segundo os professores, são atendidos na escola cerca de 50 estudantes de 1.ª a 4.ª séries.