Pais, professores, alunos e funcionários da Escola Estadual Professora Maria Nicolas, no bairro Vila Izabel, em Curitiba, estão temerosos quanto ao futuro da instituição.
O motivo é que a escola, que dá aulas de primeira a quarta séries, até o momento, ainda não recebeu autorização para abrir matrículas para turmas da primeira série do ensino fundamental. Com isso, eles temem por um possível fechamento gradual do espaço.
De acordo com a presidente da Associação de Pais, Mestres e Funcionários (APMF) e mãe de uma aluna da escola, Izabel Cristina Aranda de Lima, a comunidade vai fazer de tudo para que o local não encerre as atividades.
“A escola tem mais de 40 anos de funcionamento. Os pais dos alunos participam da vida desse lugar. A instituição teve um excelente desempenho na última avaliação do Ministério da Educação (MEC). Vamos decidir o que iremos fazer para salvá-la”, conta.
A assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Educação informou que o processo de municipalização do ensino ocorre do Estado para o município e que, até agora, ainda não foram comunicados dessa e de outras escolas na mesma situação. A Secretaria de Estado da Educação (Seed) está discutindo a municipalização e uma nota sobre o assunto deve ser divulgada nos próximos dias.