Pai do biodiesel? faz palestra em Curitiba

O 1.º Encontro Luso-brasileiro de Negócios em Biocombustíveis no Paraná (Lusobra), a ser realizado nos próximos dias 20 e 21 de junho, levará ao centro de convenções da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), investidores, empresários, governantes e representantes de instituições européias e brasileiras interessadas no tema ?energia limpa?. Entre os grandes nomes presentes no encontro, estará o engenheiro químico cearense Expedito Parente, considerado ?o pai do biodiesel?. Parente ministra no dia 21, das 15h10 às 15h40, a palestra ?Potencial Brasileiro em Biodiesel?.

Em 1977, época em que o Programa Nacional do Álcool ganhava destaque no Brasil, Expedito era professor do Departamento de Engenharia Química da Universidade Federal do Ceará (UFC). Na ocasião, o cientista concebeu o biodiesel (combustível produzido a partir de óleos vegetais ou gorduras animais) a partir da extração de óleo de algodão. ?O álcool era utilizado para veículos leves e o petróleo (diesel) era e continua sendo o grande responsável pelos transportes mais pesados. Com o novo produto, movimentei um pequeno motor, que funcionou corretamente?, lembra Parente.

Após várias pesquisas e testes com outras oleaginosas, em outubro de 1980, um grande encontro aconteceu em Fortaleza, reunindo empresários, fabricantes de veículos e integrantes do governo federal. O biodiesel de Parente foi lançado. ?Propusemos ao governo um sucedâneo para o diesel porque o consumo desse combustível era muito exagerado. Mas, por vários motivos, não conseguimos convencê-los que nossa proposta era real. Fui até chamado de ?poeta da tecnologia??, diz.

Duas décadas se passaram e o assunto biodiesel, finalmente, volta a ser discutido com grande interesse pelos dirigentes brasileiros. Hoje, o país conta com o Programa Brasileiro de Biodiesel, aplicado em duas etapas: até o próximo ano, uma lei obrigará todos aqueles que usam o diesel a acrescentar 2% do biodiesel à mistura; e, em 2013, essa percentagem subirá para 5%. Parente esclarece: ?Queremos antecipar essa última etapa e fazer com que a produção do biodiesel cresça ainda mais?.

Em termos técnicos, Expedito Parente explica que o diesel mineral gera fuligem, mas ao misturar-se ao biodiesel, numa determinada proporção, a substância escura é totalmente eliminada. Já em relação ao gás carbônico, o biodiesel limpa o ambiente e diminui o efeito estufa.

Hoje, aos 65 anos, o engenheiro químico tem uma empresa dedicada a projetos de transferência e difusão de tecnologia do biodiesel, e ministra palestras por todo o mundo.

O 1.º Encontro Luso-brasileiro de Negócios em Biocombustíveis no Paraná (Lusobra) é promovido pela Câmara de Comércio e Indústria Luso-brasileira de Portugal (CCILB) e pela WYS International Business. Informações no site www.wysonline.com.br ou pelo telefone (41) 3262-5150.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo