“A pessoa que não acredita em si também não deixa que os outros a valorizem”. A afirmação é do padre norte-americano, mas que há quarenta anos vive no Brasil, John James Roche, mais conhecido como padre Miguel. Hoje, durante manhã e tarde, na igreja do Perpétuo Socorro, no Alto da Glória, em Curitiba, ele estará lançando o livro Um segredo para a família. A auto-estima, pela editora Santuário.
Segundo o padre, a grande maioria das pessoas sofre devido à baixa auto-estima, independente de sexo e idade. Muitas vezes, homens e mulheres não se aceitam como são e buscam a perfeição, mas o erro é inerente à vida humana.
Em muitos casos, a falta de auto-estima nasce dentro do próprio ambiente familiar. “Desde pequenos, nós somos criticados e corrigidos, mas não orientados. Isso não nos ajuda a sermos adultos”, afirma. “Quando uma pessoa é valorizada, ela sente que é única e especial, percebendo que tem qualidades”.
Padre Miguel acredita que, atualmente, as pessoas estão substituindo auto-estima por status. Muitas vezes, estão bem no setor profissional, mas mal como pessoas.